• IFSertãoPE prorroga inscrições para cursos técnicos até 31/10

Por Tito Souza
Publicado: 25 de Outubro de 2022 às 17:34
Última modificação: 1 de Novembro de 2022 às 12:49

Candidatos que não conseguiram se inscrever no Processo Seletivo 2023 para cursos técnicos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) terão uma nova oportunidade. As inscrições foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (31), agora com novo procedimento. As modificações foram divulgadas na retificação nº 2 dos editais, divulgada nesta terça-feira (25). Quem ainda não se inscreveu, não precisará mais realizar cadastro prévio no site Gov.Br.

A partir de agora, a inscrição será feita diretamente no Portal do Aluno, sistema próprio do IFSertãoPE. A modificação se deu devido a queixas de candidatos que tiveram problemas no procedimento de cadastro no Gov.Br, o que gerou dificuldades e tentativas falhas de inscrição no Processo Seletivo 2023.

Estão disponíveis 2.055 vagas em cursos técnicos nas modalidades: Integrado ao Ensino Médio, Subsequente ao Ensino Médio, Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada), distribuídas entre os sete campi do IFSertãoPE: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro Serra Talhada e Ouricuri.

Para se inscrever, é necessário CPF próprio e histórico escolar. Não há prova de seleção, que será feita através de análise das notas do aluno, constantes no histórico escolar. Por isso, no momento da inscrição, o candidato deve anexar frente e verso do documento emitido pela escola (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio) e inserir as notas, exigidas no edital, no sistema. Por isso, é importante que este documento seja legível e sem rasuras.

Todos os campos do formulário de inscrição devem ser preenchidos com atenção e cuidado, para que o cadastro seja válido. Importante também lembrar que, ao final do preenchimento de todos os dados, é necessário clicar no ícone “salvar” para que a inscrição seja validada. Para ajudar os candidatos no momento da inscrição, o IFSertãoPE produziu este tutorial com todas as dicas que o estudante deve seguir para realizar a inscrição com sucesso.

Também está disponível este manual que ensina a se inscrever sem o Gov.BR.

Nesta playlist, os candidatos encontram outros vídeos com explicações sobre o processo seletivo, inclusive acessíveis em Libras.

Candidatos que já se inscreveram com sucesso no Processo Seletivo 2023 não deverão se preocupar, e poderão acompanhar normalmente suas inscrições no Portal do Aluno do IFSertãoPE.

Qualquer dúvida sobre o processo seletivo pode ser encaminhada para o e-mail selecao@ifsertao-pe.edu.br ou enviadas através das nossas redes sociais. Além disso, no Anexo I dos editais, os candidatos encontram os contatos de todos os campi do IFSertãoPE e da Comissão Permanente de Processo Seletivo.

Clique aqui para acessar o edital retificado da modalidade “Integrado ao Ensino Médio” (Edital n.º 63/2022).
Clique aqui para acessar o edital retificado da modalidade “Proeja e Proeja FIC” (Edital n.º 64/2022).
Clique aqui para acessar o edital retificado da modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” (Edital n.º 65/2022).