Notícia
IFSertãoPE lança edital do Processo Seletivo 2023 para cursos técnicos
Processo Seletivo
Última modificação: 1 de Setembro de 2022 às 11:56
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) publicou o edital do Processo Seletivo 2023 para cursos técnicos da instituição. São ofertadas 2.055 vagas, todas gratuitas, nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente ao Ensino Médio, Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada). As oportunidades são para todos os campi do IFSertãoPE: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 5 de setembro e 24 de outubro e, este ano, contam com uma novidade: o acesso dos candidatos para a realização das inscrições será feito através da plataforma gov.br.
Modalidades - A modalidade “Integrado ao Ensino Médio” (edital n.º 63) é voltada para os concluintes do 9.º ano do Ensino Fundamental. Nessa categoria, são oferecidas vagas para os cursos de Química, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Agropecuária, Agroindústria e Logística. Para a modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” (edital n.º 65), destinada a quem já concluiu o Ensino Médio, são oferecidas oportunidades para os cursos de Edificações, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho (EaD), Agricultura, Zootecnia, Agroindústria, Agropecuária, Informática, Logística e Refrigeração e Climatização.
Já o Proeja e Proeja FIC (edital n.º 64) é voltado para quem concluiu ou está concluindo o 9.º ano do Ensino Fundamental ou a 4.ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tem, no mínimo, 18 anos. Para esta modalidade são oferecidos os cursos de Eletricista Predial, Operador de Computador, Edificações, Administração, Operador de Processamentos de Frutas e Hortaliças e Auxiliar Técnico Agropecuária.
Inscrições – As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 5 de setembro e 24 de outubro. Este ano, o acesso ao Portal do Aluno será feito através da plataforma gov.br. Para se inscrever, o candidato deve preencher todos os itens do formulário de inscrição, inclusive o questionário socioeconômico. A seleção será feita através de análise do histórico escolar. Por isso, no momento da inscrição, o candidato deve anexar frente e verso do documento emitido pela escola (ficha 18, para estudantes do nível Fundamental; ficha 19, para nível Médio) e inserir as notas, exigidas no respectivo edital, no sistema.
Os candidatos que se inscreverem para a modalidade “Médio Integrado” devem inserir as médias de Português, Matemática, História e Geografia do 6.º, 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos às vagas da modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” devem apresentar as médias de Português e Matemática do 1.º e 2º anos do Ensino Médio ou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio. No caso dos candidatos às vagas Proeja e Proeja FIC, deverão ser inseridas as notas de Português e Matemática do 6.º e 7.º anos do Ensino Fundamental II ou 3.ª fase ou 8.º módulo da Educação de Jovens e Adultos ou equivalente.
Modelo de declaração de desempenho escolar – Caso o candidato não tenha acesso ao histórico escolar ou documento equivalente para realizar a inscrição, poderá utilizar uma declaração emitida pela escola, seguindo o modelo disponibilizado pelo IFSertãoPE nos editais do Processo Seletivo. A declaração deve constar as informações pessoais e notas necessárias para a inscrição, além de ter a assinatura e identificação ou carimbo do responsável pela escola. No caso de declarações incompletas, a inscrição será indeferida. Aos candidatos que ainda não têm o histórico escolar, o IFSertãoPE orienta que providenciem o documento o mais brevemente possível. Essa medida de antecipação é para evitar perda de prazo da inscrição, nos casos em que as escolas necessitam de tempo para a emissão do documento.
Cotas – Metade do total de vagas é reservada para candidatos egressos de escolas públicas, sendo 50% reservadas para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e 50% para egressos de escola pública independente de renda. Dentro desses percentuais, também serão reservadas vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência. O preenchimento do Formulário online de Autodeclaração PPI deve ocorrer no período das inscrições, entre 5 de setembro e 24 de outubro, com bastante cuidado, atentando para o grupo de concorrência correto. A novidade para os estudantes cotistas, este ano, é que todos os candidatos autodeclarados pretos ou pardos serão convocados para uma entrevista presencial, no campus escolhido e que os candidatos indígenas não precisarão passar por entrevista.
Prazos – Após a realização das inscrições, será publicada, a partir do dia 25 de outubro, a lista de inscritos aptos a concorrer às vagas. Os recursos às inscrições que não forem confirmadas devem ser apresentados nos dias 26 e 27 de outubro. O resultado preliminar da seleção será publicado a partir do dia 1º de dezembro. A fase de recursos a esta etapa será realizada entre os dias 2 e 5 de dezembro. Este ano, os candidatos poderão enviar o histórico escolar correto, em caso de inconsistência, através do endereço eletrônico recurso.selecao@ifsertao-pe.edu.br. O resultado final do Processo Seletivo 2023 será publicado a partir do dia 13 de dezembro.
Dúvidas – No Anexo I dos editais, os candidatos encontram os contatos de todos os campi do IFSertãoPE e da Comissão Permanente de Processo Seletivo. Caso o candidato tenha dúvidas, poderá enviar uma mensagem para selecao@ifsertao-pe.edu.br ou procurar o IFSertãoPE nas redes sociais.
Campanha - A campanha de divulgação do Processo Seletivo 2023 do IFSertãoPE evidencia a qualidade da formação profissional promovida pelo Instituto. Com o lema “Sua história de sucesso começa aqui”, as peças gráficas apresentam quatro profissionais formados pelo IFSertãoPE, que traçaram trajetória de sucesso em suas áreas de formação.
Layza Ribeiro cursou o Ensino Médio Integrado em Agropecuária no Campus Petrolina Zona Rural e hoje trabalha em uma grande fazenda produtora de frutas em Petrolina. Para Samuel Silva, o curso Técnico em Edificações, no Campus Salgueiro, foi a porta de entrada para a Engenharia Civil, área em que se graduou posteriormente. Hoje, ele é Técnico de Laboratório (Edificações) no Campus Ouricuri do IFSertãoPE. Sidney Rodrigues cursou o Subsequente em Agropecuária e foi contratado na empresa em que estagiou. Atualmente, Sidney é Fiscal de Produção em uma fazenda produtora de frutas. Elin Santos cursou o Ensino Médio Integrado em Eletrotécnica e hoje é eletricista do Grupo Neoenergia, atuando na Celpe.
Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Integrado ao Ensino Médio” (Edital n.º 63/2022).
Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Proeja e Proeja FIC” (Edital n.º 64/2022).
Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” (Edital n.º 65/2022).