Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
  • Você está aqui:
  • Início
  • Notícias
  • IFSertãoPE lança edital do Processo Seletivo 2022 para cursos técnicos

Notícia

IFSertãoPE lança edital do Processo Seletivo 2022 para cursos técnicos

Processo Seletivo

São ofertadas 2.035 vagas, todas gratuitas, nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente ao Ensino Médio, Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada).

Por Tito Souza
Publicado: 23 de Agosto de 2021 às 16:29
Última modificação: 24 de Agosto de 2021 às 11:58

“Você traz o talento, o IFSertãoPE mostra o caminho”. Com esse lema e a participação do talentoso aluno e cantor João Gomes, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano dá início ao Processo Seletivo 2022 para ingresso nos cursos técnicos presenciais e à distância. São ofertadas 2.035 vagas, todas gratuitas, nas modalidades Integrado ao Ensino Médio, Subsequente ao Ensino Médio, Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada). As oportunidades são para os campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro Serra Talhada e Ouricuri.  

Modalidades - A modalidade “Integrado ao Ensino Médio” (edital 32) é voltada para os concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental. Nessa categoria, são oferecidas vagas para os cursos de Química, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Agropecuária e Logística. Para a modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” (edital 33), destinada a quem já concluiu o Ensino Médio, são oferecidas oportunidades para os cursos de Edificações, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho (EAD), Agricultura, Zootecnia, Agroindústria, Agropecuária, Informática, Logística e Refrigeração e Climatização. Já o Proeja e Proeja FIC (edital 34) é voltado para quem concluiu ou está concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tem, no mínimo, 18 anos. Para esta modalidade são oferecidos os cursos de Mestre de Obras, Eletricista Predial, Operador de Computador, Edificações, Administração, Operador de Processamentos de Frutas e Hortaliças e Auxiliar Técnico Agropecuária.  

Inscrições – As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 30 de agosto e 18 de outubro. O candidato deve realizar seu cadastro e inscrição no Portal do Aluno, com CPF e senha. Para se inscrerver, precisa preencher todos os itens do Formulário de Inscrição, inclusive o Questionário Socioeconômico. A seleção será feita através de análise de histórico escolar. Por isso, no momento da inscrição, o candidato deve anexar frente e verso do documento emitido pela escola (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio) e inserir as notas, exigidas no respectivo edital, no sistema.  Os candidatos que se inscreverem para a modalidade “Médio Integrado” devem inserir as médias de Português, Matemática, História e Geografia dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos às vagas da modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” devem apresentar as médias de Português e Matemática dos 1º e 2º anos do Ensino Médio ou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio. No caso dos candidatos às vagas Proeja e Proeja FIC, deverão ser inseridas as notas Português e Matemática dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II ou 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos ou equivalente.  

Modelo de declaração de desempenho escolar – Caso o candidato não tenha acesso ao histórico escolar ou documento equivalente para realizar a inscrição, poderá utilizar uma declaração emitida pela escola, seguindo o modelo disponibilizado pelo IFSertãoPE nos editais do Processo Seletivo. A declaração deve constar as informações pessoais e notas necessárias para a inscrição, além de estar assinada e carimbada pelo responsável pela escola. No caso de declarações incompletas, a inscrição será indeferida. Aos candidatos que ainda não têm o histórico escolar, o IFSertãoPE orienta que providenciem o mais breve possível o documento. Essa medida de antecipação é para evitar perda de prazo da inscrição, em casos onde as escolas necessitam de tempo para a emissão do documento.  

Cotas – Metade do total de vagas é reservada para candidatos egressos de escolas públicas, sendo 50% reservadas para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e 50% para egressos de escola pública independente de renda. Dentro desses percentuais, também serão reservadas vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência. O preenchimento do Formulário Online de Autodeclaração PPI deve ocorrer no período das inscrições: entre 30 de agosto e 18 de outubro. O candidato acessa o formulário na página principal do Portal do Aluno clicando aqui, podendo preencher a partir de segunda (30).

Prazos – Após a realização das inscrições, será publicada, a partir do dia 21 de outubro, a lista de inscritos aptos a concorrer às vagas. Os recursos às inscrições que não forem confirmadas devem ser apresentados nos dias 22 e 25 de outubro. O resultado preliminar da seleção será publicado a partir do dia 24 de novembro e o resultado final a partir do dia 30 de novembro.

Dúvidas - Para tirar dúvidas dos candidatos, a comissão do PS 2022 disponibiliza, semanalmente, salas virtuais por campus via Google Meet. O candidato precisa ter uma conta no Gmail. As informações sobre o endereço eletrônico, dia da semana e horário de atendimento de cada campus podem ser acessadas aqui. Caso o candidato tenha dúvidas, poderá ainda enviar um e-mail para selecao@ifsertao-pe.edu.br ou procurar o IFSertãoPE nas redes sociais.

Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Integrado ao Ensino Médio” (Edital 32/2021)  

Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” (Edital 33/2021)  

Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Proeja e Proeja FIC” (Edital 34/2021)

Registrado em: Processo seletivo
Assunto: Processo Seletivo