• Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo 2023 para cursos técnicos do IFSertãoPE

Publicado: 30 de Setembro de 2022 às 17:18
Última modificação: 30 de Setembro de 2022 às 17:18

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) está com inscrições abertas, até 24/10, para o Processo Seletivo 2023, referente aos cursos técnicos da instituição. São ofertadas 875 vagas na modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio; 1.075 vagas na modalidade Subsequente ao Ensino Médio; e 235 vagas no Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada). As oportunidades são para todos os campi do IFSertãoPE: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri. Este ano, alunos precisarão se cadastrar na plataforma Gov.BR, e utilizar o mesmo login e senha no Portal do Aluno.

Modalidades - A modalidade “Integrado ao Ensino Médio” (edital 63) é voltada para os concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental. Nessa categoria, são oferecidas vagas para os cursos de Química, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Agropecuária, Agroindústria e Logística.

Para a modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” (edital 65), destinada a quem já concluiu o Ensino Médio, são oferecidas oportunidades para os cursos de Edificações, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho (EaD), Agricultura, Zootecnia, Agroindústria, Agropecuária, Informática, Logística e Refrigeração e Climatização.

Já o Proeja e Proeja FIC (edital 64) é voltado para quem concluiu ou está concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tem, no mínimo, 18 anos. Para esta modalidade são oferecidos os cursos de Eletricista Predial, Operador de Computador, Edificações, Administração, Operador de Processamentos de Frutas e Hortaliças e Auxiliar Técnico Agropecuária.

Informações detalhadas sobre a duração dos cursos, turno e data de início das aulas podem ser encontradas nos editais. De maneira geral, os cursos Médio Integrados tem duração de três anos. Os Subsequentes variam entre um ano e meio e três anos. Já os cursos Proeja/Proeja FIC variam entre dois e três anos de duração.

Inscrições – As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 24 de outubro. Para se inscrever, o candidato precisa preencher todos os itens do Formulário de Inscrição, inclusive o Questionário Socioeconômico. A seleção será feita através de análise de histórico escolar. Por isso, no momento da inscrição, o candidato deve anexar frente e verso do documento emitido pela escola (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio) e inserir as notas, exigidas no respectivo edital, no sistema.

Os candidatos que se inscreverem para a modalidade “Médio Integrado” devem inserir as médias de Português, Matemática, História e Geografia dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.

Já os candidatos às vagas da modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” devem apresentar as médias de Português e Matemática dos 1º e 2º anos do Ensino Médio ou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio.

No caso dos candidatos às vagas Proeja e Proeja FIC deverão ser inseridas as notas de Português e Matemática dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II ou 3ª fase ou 8º módulo da Educação de Jovens e Adultos ou equivalente.

Dúvidas – No Anexo I dos editais, os candidatos encontram os contatos de todos os campi do IFSertãoPE e da Comissão Permanente de Processo Seletivo. Caso o candidato tenha dúvidas, poderá enviar um e-mail para selecao@ifsertao-pe.edu.br ou procurar o IFSertãoPE nas redes sociais.

Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Integrado ao Ensino Médio” (Edital n.º 63/2022).
Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Proeja e Proeja FIC” (Edital n.º 64/2022).
Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” (Edital n.º 65/2022).